domingo, 18 de setembro de 2011

Plebiscistos no Pará: campanhas já esquentarão a partir dessa semana

No rádio e TV, haverá apenas a propaganda por inserções ou transmissões em bloco, durante o horário eleitoral gratuito. A veiculação começará no dia 11 de novembro e vai até 7 de dezembro. Os programas irão ao ar de segunda à sábado, com exceção da quinta-feira. A cada dia será tratado da criação de um dos Estados com a apresentação das frentes contra e a favor.



Com a emissão dos CNPJ (Número de registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), as frentes que vão comandar a campanha contra e a favor da criação dos Estados de Carajás e Tapajós já podem abrir as contas correntes por onde devem passar todos os recursos arrecadados e de onde devem sair todos os pagamentos para os gastos com a campanha. A expectativa é de que, com essa questão burocrática resolvida, a campanha comece a esquentar a partir desta semana.

A frente contra Tapajós, presidida pelo deputado estadual Celso Sabino (PR), programou para hoje a distribuição de material na Praça da República, um dos lugares mais movimentados de Belém, e próximo à Praça do Operário, em São Brás. “Agora que a campanha começa a ganhar corpo”, diz, afirmando que uma das forças da frente será a participação dos jovens nas redes sociais.

Presidente da Frente pela criação do Estado do Tapajós, o deputado federal Lira Maia (DEM) participa amanhã de uma reunião para definir a estratégia da campanha no que chama de Novo Pará (os 17% do Estado restará depois de retiradas as áreas de Carajás e Tapajós). Ele prefere não usar o termo Pará remanesceste. “Faz mais sentido chamar de novo Pará, porque será um estado mais forte”, diz já em clima de campanha.

O desafio dos separatistas é convencer os eleitores do novo Pará a votarem pela divisão. São eles que vão decidir a questão. Esses eleitores representam 64% dos aptos a votar. Só a Região Metropolitana de Belém reúne 29% do eleitorado e é nessa área que a proposta da divisão enfrenta mais resistência. “Nosso trabalho é convencer os eleitores dos demais municípios para equilibrar o jogo”, afirma Maia, garantindo que quando “as pessoas começarem a ouvir a verdade” poderão mudar de ideia.

O presidente da Frente Pró-Carajás, deputado estadual João Salame (PPS), concorda que a campanha deve ser intensificada a partir desta semana. Estão marcados comícios e carreatas em Xinguara (dia 22) e Tucuruí (dia 23) e haverá reunião da coordenação para tratar do marketing e também da estratégia na campanha nos demais municípios. “Os deputados [que compõem a frente] estão se dividindo. Vamos fazer eventos simultâneos”, diz Salame

A frente contra Carajás, presidida pelo deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB), prevê para esta semana a inauguração do comitê de campanha, que vai funcionar na avenida José Malcher, em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário