terça-feira, 13 de setembro de 2011

Começa nesta terça propaganda pró e contra emancipação no Pará

As propagandas das frentes pró e contra a emancipação de Carajás e Tapajós estão autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir desta terça-feira (13). Foram definidos os números 55 para o "não" e 77 para o "sim".

As campanhas poderão ser veiculadas apenas na internet. A propaganda gratuita no rádio e na televisão será transmitida apenas no Pará a partir de 11 de novembro.

As propagandas feitas por sistemas de som poderão ser veiculadas até 10 de dezembro. A distribuição de panfletos, realização de caminhadas, carreatas e passeatas só poderão ser feitas até as 22h do mesmo dia 10.

O pleito será realizado em 11 de dezembro deste ano, com eleitores do Pará, de acordo com as resoluções 23.342 e 23.343, publicadas no Diário de Justiça Eletrônico (DJE).

A votação será feita nas seções eleitorais das 8h às 17h e a apuração do resultado será iniciada após a conclusão do pleito, de acordo com os moldes das eleições tradicionais. As urnas que serão usadas no pleito serão lacradas a partir do dia 23 de novembro.

Quanto ao eleitor, o TSE informou que os moradores sem título de eleitor tiveram até domingo (11) para fazer o requerimento do documento. O mesmo prazo também valeu para o eleitor que precisou transferir o domicílio eleitoral.

O eleitor deverá decidir por uma das três frentes, duas pela emancipação de Tapajós e de Carajás e outra pela manutenção do estado do Pará.

O TSE definiu, em julho deste ano, as perguntas do plebiscito sobre o desmembramento do Pará. Segundo o tribunal, os eleitores deverão responder a duas perguntas: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”.

O juiz eleitoral Rubens Leão, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), disse que o resultado do plebiscito deverá ser divulgado no mesmo dia 11 de dezembro. "Queremos divulgar o resultado em até quatro horas após o término da votação. Será como apuração de 2º turno para presidente e governador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário