quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Delegado Cavalcante ressalta importância da emancipação de distritos

Na sessão plenária desta quinta-feira (08/09), o deputado Delegado Cavalcante (PDT) destacou a importância da emancipação política de distritos, discutida na última terça (6) em Brasília, durante o encontro de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Dep. Delegado Cvalvante (PDT) defende as emancipações
 O parlamentar ressaltou que o encontro debateu os critérios mínimos para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. “Vamos identificar critérios e estudar as possibilidades para tornar viável a independência de vários municípios”, afirmou.

Segundo o deputado, não existe incentivo para que trabalhadores rurais continuem no Interior. “Muitos homens vêm para as capitais, ocupam as periferias e acabam sem emprego e sem condições. Devemos debater formas de incentivar esses trabalhadores a ficarem perto de suas famílias. Acredito que a emancipação venha somar como uma solução, já que é uma forma de desenvolvimento”, salientou.

Em aparte, o deputado Maílson Cruz (PRB) frisou a importância do debate para os distritos que esperam pela emancipação. “Muitos representantes de ministérios estavam presentes no encontro federativo e sei que essas ideias serão cada vez amadurecidas para o desenvolvimento do País”, disse.

Ferreira Aragão (PDT) destacou que todos os distritos que foram emancipados cresceram. “Sou a favor da emancipação. Não existe município emancipado que não tenha progredido”, afirmou. Leonardo Pinheiro (PR) ressaltou a relevância do assunto. “Nós conhecemos a realidade desses lugares e sabemos que é de grande importância esse desenvolvimento”, pontuou.

Fernanda Pessoa (PR) frisou que lugares como Milhã, Potiretama e Ereré foram emancipados e avançaram bastante.

Um comentário:

  1. Gostaria de sugerir para que seja incluído à Emenda que for regulamentar a criação de municípios por emncipação de distritos o seguinte:
    1- Para os distritos que apresentarem grandes possibilidades econômicas, que sejam capazes de se auto sustentarem e projetarem um desemvolvimento sustentável, os requisitos mínimos exigidos serão reduzidos em 50%.

    Justificativa: Têm muitos distritos economicamente viáveis que poderiam estar aumentando a geração de empregos e gerando divisas(rendas) para o país que não Têm 8 mil habitantes, mas se encontram estgnados e até mesmo esquecidos do ponto de vista econômico e até do ponto de vista do atendimento às suas necessidades.

    ResponderExcluir