terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estudantes de Izacolandia abarçam a luta pela emancipação.

A comissão de emancipação de Izacolandia, municipio de Petrolina-PE, ganhou força no ultimo dia 10, depois que um grupo de estudantes das escolas do povoado resolveram abraçar a causa pela emancipação do distrito, que deverão formar por cada turma, uma pequena comissão para representar na escola o movimento de emancipação. 
 

A aluna Herlany do 2º ano do ensino médio juntamente com outros alunos, estiveram reunidos no comitê de emancipação localizado na residencia do presidente da associação José Gilberto, que fica perto ao posto de saúde. Falou dos beneficios que a comunidade teria com a transformação do distrito em cidade. Principalmente o fortalecimento em aumentar o conhecimento acadêmico dentro do povoado, que a muito não tem atingido uma meta significativa, pois o índice de alunos que cursam faculdades e cursos técnicos é muito pouco, isso devido a falta de incentivo do poder publico em todas as esferas e também pela distancia que fica a mais de 50km do município de origem.
Segundo Herlany, a historia vai mudar e que o objetivo movimento estudantil é dar uma sacudida na lutas em defesa da emancipação. Ela deve presidir uma comissão extra formada na escola com cerca de mais de 50 representantes entre alunos da 7ª serie ao 3º ano do ensino médio.
Durante o evento, foi apresentado pelos estudantes e comissão de emancipação, o primeiro ato envolvendo alunos e comunidade, que será a realização de uma Gincana Cultural com o tema LIBERDADE PARA IZACOLANDIA. A gincana está prevista para o dia 08 de outubro e será realizada na escola Monteiro Lobato.
O evento contou também com representantes de várias comunidades/assentamentos: São Francisco, Alto da Areia e Mansueto de Lavor, que farão parte do novo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário