segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CE - Federação Emancipalista realiza reunião com representantes dos distritos

O presidente da Federação das Aassociações Emancipalistas do Ceará - FAEC, Arnaldo Lemos, realizou na manhã desta segunda-feira (19/09), reunião com lideranças emancipalistas dos distritos que estão com processos encaminhados na Assembleia.
Cleane Hebe, Luiz Farias e Arnaldo Lemos.
Segundo o presidente, desde a sua criação a FAEC vem realizando seus encontros na Assembleia Legislativa, e desde que os decretos legislativos foram aprovados e encaminhados ao TRE, ainda não haviam se reunido com os representantes distritais “Reconheço que vossas senhorias estão sendo questionados nas suas bases, muitos acham que tudo não passou de uma artimanha politiqueira para arregimentar votos, mas em nenhum momento deixamos de acompanhar o andamento desses trinta processos bem como, outros dez processos que aguardam uma decisão da Mesa Diretora para a emissão dos respectivos decretos”, afirmou. Segundo o presidente, é uma questão prioritária para a entidade promover o debate aprofundado, a cerca do tema emancipação.
Luiz Farias, Secretario Geral da FAEC na abertura dos trabalhos, falou da pauta para esta reunião. Temas como a reorganização das associações filiadas, as questões econômicas financeiras, como pretstação de contas e cobrança das mensalidades, bem como a necessidade de mudança na nomenclatura da entidade, visto que, temos outra com o mesmo nome. Foram sugeridos alguns nomes, como FADDEC – FADEESC.
Também ficou acertado que a FAEC irá fazer uma avaliação nos estatutos das entidades associadas, no sentido de classificá-las como associações de desenvolvimento. Para isso, já está em entendimentos com o deputado federal Domingos Neto (PSB) no sentido de viabilizar projetos sociais e de desenvolvimento para os distritos, mas para que isto possa acontecer, é necessário que as associações estejam totalmente organizadas e legalizadas, principalmente com seu CNPJ atualizado.
Francisco Araripe, um dos responsáveis pelo processo de emancipação do distrito de Guanacés, município de Cascavel, comentou o que disse Arnaldo Lemos: “Nós do distrito de Guanacés temos a ASSODESG que antes de entrarmos com o pedido de emancipação, já vinhamos trabalhando pelo desenvolvimento do distrito”. Ele ressaltou que as entidades sociais propiciam que principalmente os jovens se interessem cada vez mais com as causas da comunidade.
Outro que falou da importância de ter uma entidade que possa representar os distritos foi o vereador e presidente da Câmara Municipal de Tauá, Marco Aurélio Aguiar. “O problema que enfrentamos no distritos de Santa Tereza do Trici, chega a ser até maior do que muito de vocês, pois, lá é a terra natal do Vice Governador Domingos Filho, por tanto a cobrança é maior”, adiantou.
A presidente da SIMSEMPRE, Francisca Eliane da Silva, do distrito de Antonio Diogo, município de Redenção, pediu a FAEC que formasse uma comissão para que fosse cobrado do TRE, um posicionamento a respeito da realização dos plebiscitos, já que os decretos legislativos foram enviados a mais de um ano e até o presente momento não houve nenhuma manifestação a respeito.
O deputado Delegado Cavalcante (PDT) num breve relato passou para os presentes, uma síntese do que ocorreu em Brasília no ultimo dia 03. “Hoje vejo que o Governo Federal está preocupado com a pressão que, nós emancipalistas, estamos exercendo sobre o Congresso Nacional e já apresenta uma proposta para ser discutida, ou seja, aceita conversar os estados, pois, entende que o que é bom prá um Estado, necessariamente, não interessa a outro”. Ressaltou que o Ceará está perdendo espaço e pediu mais empenho de todos para que não percam a condição de liderança e conhecimento no tocante as emancipações.
Participaram do evento, representantes dos seguntes distritos:
JUREMA – Luiz Farias e KT Santos; PECÉM – Cleane Hebe, Capital Elinor e José Góis; SANTA TEREZA DO TRICI – Marco Aurélio Aguiar; MANGABEIRA – Manoel Nazareno; CANAAN- Pe. José Cleonor; ANTONIO DIOGO – Fcª. Eliane da SILVA, vereadora Vastir Bandeira e Manoel Bandeiara; GUANACÉS -  Fcº Araripe, Alberto Ramires e vereador Beto; MATRIZ DE SÃO GONÇAL0 – Paulo Alves de Sousa e Cesar Feitosa; SUCESS0 – Zezinho Camêlo; FLORES – Messias Xavier; PARAJURU – Valbízio Garcia; BETANIA DO CRUXATI – Adams Castro; SANTA FELÍCIA -  Fcº Edson (Edinho);  SÃO PEDRO DO NORTE –  Fcº Sales Ribeiro e Hermenegildo Rodrigues; IGUAPE – José Façanha; ICARAÍ DE AMONTADA –  Irisnaldo Carneiro, Henrique Ferreira, João Alves Neto, Erisvaldo Gonçalves (Maninho) e José Wagner; ALMOFALA –  vereador Fcº Gomes dos Santos, Antonio Muniz Graça, José Tadeu Celestino e João Jaime; MONTENEBO - Antonio Saboia; SÃO JOAQUI – Chiquinho do Povo e Fcº Geraldo de Sousa; IDEAL – José Eduardo Maia, Fcº Estevalde, Fcº Gadelha e Fcº Gadelha O. Filho.
 

Fotos do evento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário