sábado, 19 de novembro de 2011

Salgadália – Alunos entram na luta pela emancipação

O sonho da emancipação pelos moradores do distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, Bahia ja passa de duas décadas, quando o distrito foi incluído entre os possiveis emancipados. 
A comissão de emancipação de Salgadália, ganhou força na manhã de quinta-feira (17), quando os alunos das escolas situadas na sede do Distrito resolveram abraçar ato pela emancipação e realizaram uma passeata que saiu do Colégio Estadual José Ferreira, na Rua do Cemitério, passando pela Praça São José Operário, descendo a José Gonçalves e se concentrando na Praça do Comércio, onde houve diversas apresentações provocativas a liberdade.
Segundo o aluno Bruno Oliveira Rodrigues, 14 anos, coordenador do movimento estudantil, falou de algumas vantagens que Salgadália teria com sua emancipação, a exemplo do fortalecimento em aumentar o conhecimento acadêmico dentro da comunidade, que a muito não tem atingido uma meta significativa, pois o índice de alunos que cursam faculdades e cursos técnicos são muito pouco, isso devido a distancia, pois com uma administração local, tudo fica mais fácil. “Essa historia vai mudar e o movimento estudantil vai sacudir as lutas na defesa da emancipação”, concluiu o oitavonista.
A dona de casa Clécia Queiróz cantou a música de Geraldo Vandré, “para não dizer que não falei das flores” e caminhando o grupo de aproximadamente 200 alunos seguiram cantando: “caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não, nas escolas nas ruas, campos, construções. Caminhando e cantado e seguindo a canção. Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer”.
A ex-aluna do Colégio José Ferreira, residindo atualmente na cidade de Camaçari, Francineide Silva, encerrou a manifestação lembrando Renato Russo.
Qual a situação de momento 
Foi criada na Câmara dos Deputados uma Frente Parlamentar Mista de apoio à Criação de Novos Municípios que cuida das questões referentes à emancipação de novos Distritos que pleiteiam autonomia político-administrativa que é presidida pelo deputado federal pernambucano José Augusto Maia (PTB)
A Frente Parlamentar já conseguiu colher assinaturas de todos os líderes partidários da Câmara dos Deputados, onde eles se comprometem a apoiar o projeto de lei complementar, que deverá ser encaminhado pelo Governo Federal, com a finalidade de regulamentar o § 4º do Artigo 18 da Constituição Federal que deverá, após ser votado, possibilitar a realização de eleições nos novos municípios o mais breve possível.
“A luta em busca da regulamentação do § 4º do artigo 18 da Constituição Federal se faz necessário, o mais rápido possível, tendo em vista que muitos distritos, em todo o país, já dispõem de número populacional, viabilidade econômico-financeira e político-administrativa para pleitearem suas emancipações. Se tais localidades não conseguirem suas emancipações, ficarão inviabilizadas de crescerem e se desenvolverem, como é o caso de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, e São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, ambos em Pernambuco”, disse José Augusto Maia em entrevista a imprensa.
com informações: Blog do Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário