quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Representante de Santana do Sobrado em evento nacional sobre emancipações.



Raquel Coelho, esteve em Brasilia representando a Bahia, mais precisamente o Distrito de Santana do Sobrado, em evento nacional que defende as emancipações.

Neste dia o3 de agosto, a emancipalista santanense Raquel Coelho – Secretaria do movimento nacional que defende as emancipações no pais, participou de uma audiência em Brasília, para tratar da matéria das emancipações em regulamentar o artigo 18º, parágrafo 4º da Constituição Federal, a mesma é a vice presidente do distrito de Santana do Sobrado na Bahia, que busca a liberdade da população.

Comissão emancipalista de Izacolandia é recebida por vereadores

Maria Elena (PSB) recebe a comissão emancipalista do distrito de Izacolandia, município de Petrolina em seu gabinete e garante que os vereadores apoiarão projetos de iniciativa popular que viabiliza a criação de novos municípios no estado de Pernambuco.
Neste dia 03 de Agosto, várias atividades estavam previsto para a delegação emancipalista de Izacolandia, entre elas uma reunião com o executivo municipal que de ultima hora desmarcou-se o encontro previsto para as 10hs da manhã na prefeitura do município, devido à viagem do prefeito agendado em ultima hora para Brasília.
O encontro trataria da emancipação do Distrito de Izacolandia, com a participação dos vereadores que já instauraram uma frente parlamentar liderada pela vereadora Maria Elena e presidente da Câmara, apoiando a iniciativa popular dos moradores da comunidade, outros participantes técnicos da própria prefeitura e o órgão IBGE – Instituto de Geografia e Estatística – para caracterizar os critérios técnicos a ser seguido na apresentação da proposta previamente já esboçada pela comissão e técnicos especializados da prefeitura e o órgão IBGE.  
Apesar do prefeito não se fazer presente, a comissão seguiu-se com programação e participou na câmara municipal, de um encontro com a presidente da casa em seu gabinete, a comissão aproveitou o ensejo para informar da contra partida da população que resolveu seguir o disposto do artigo 43, da lei orgânica municipal, que estabelece critérios para que a população possa impetrar projetos de iniciativa popular e esse deve ser o caminho seguido informou o presidente da comissão do futuro município.
Esta idéia recebeu apoio da maioria dos vereadores que garantiu aprovar o projeto assim que ele chegasse à câmara municipal. Para os vereadores Alvorlande Cruz (PTC) e Raimunda Sol Posto (DEN), projetos dessa natureza mostram a pluralidade da democracia, uma vez vindo da iniciativa popular como prescreve o regimento interno do município e isso romperia o paradigma da visão de apenas compromisso do poder eletivo – e respalda o potencial enquanto sociedade, cidadão e eleitor.
Júlio César coordenador do movimento emancipalista de Izacolandia explicou durante a reunião, que naquele momento também participava em Brasilia de mais um encontro, sendo a Comissão representada pelo popular Fagno Suel, membro do distrito, e por lá tudo está em regime de prioridade – e não podendo mais esperar a comissão partiu com a iniciativa popular e garante que em 30 dias o projeto estará em pauta.
Julio Cesar acredita quedrar um paradigma na sociedade, apresentada por trecho da musica que fala:
“Só tem enxada  e titulo de eleitor, para votar em seu fulano educado, que nada faz pelo pobre agricultor, que não tem terra pra fazer o seu roçado, sou estrangeiro que usa tanga e sandália, sou brasileiro só na hora de votar”.
A investida no projeto respalda o valor do titulo de eleitor que outorga o direito de colocarmos a frente da administração publica cargos eletivo pelo voto popular.
Viva a democracia neste país.



Movimento emancipalista nacional e governo finalmente chegam a um acordo para criar novos municípios.


Coordenada pela Drª. Paula Losado, secretária geral da Casa Civil, Drª. Ligia, secretaria geral da Presidenta da Republica e deputado federal José Augusto Maia (PSB-PE), presidente da frente parlamentar que defende a criação de novos municípios.
Realizada no ultimo dia 03 de Agosto, na Secretaria de Assuntos Federativos da presidência da Republica em Brasília, discutiu principalmente os critérios de viabilidade econômica e números de habitantes diferenciados por região, conforme minuta do projeto apresentada pelo o governo federal para convalidar as emancipações em todo pais.
Na audiência a sociedade civil e deputados presentes fecham acordo com os representantes do governo para apresentar em regime de prioridade o projeto em questão. A frente parlamentar vai apresentar o teor da minuta da proposta, agora em projeto de lei, e resolver de vez a celeuma que a mais de 15 anos não se cria municípios em todo pais.
As delegações emancipalistas dos estados brasileiros retornarão aos seus estados com a certeza do desentrave sobre o tema das emancipações resolvidas. O vereador João Dias do distrito de Nascente em Araripina, Pernambuco, esteve representando o deputado estadual Odacy Amorim (PSB-PE) presidente da Comissão de Negócios Nunicipais da ALEPE. Para João, o governo entendeu que a força popular flexibilizou o entendimento político, diante das diversas vindas das caravanas emancipalista lideradas por populares sem vinculo políticos eletivos, oque caracteriza o verdadeiro papel da democracia deste pais.
Esteve por lá a secretaria geral do movimento nacional de Santana do Sobrado em Casa Nova BA, Raquel Coelho e o Presidente Nacional do UBDNMU, o popular Augusto Cesar do estado do Maranhão um dos maiores emancipalista da historia desse pais, pois o mesmo percorreu vários estados brasileiros promovendo os debates sobre o tema.
Relação de participantes:

Pernambuco.
Aldemir Custodio
Elizabete Azevedo Medeiros
Luis Floriano da silva Junior
Jarbas da silva Pinto
Jose Gilson Carlos da Silva (Diretor Distrital)
João Dias (Representando o Deputado Odacy Amorim)
Aurismar Pinho Gomes
Deputado Estadual Edson Vieira

Ceara
Dep. Cavalcante (PDT-CE)
Dep. Neto Nunes (PMDB-CE)
Kate Santos
Arnaldo Lemos (Pres. da FAEC)
Luiz Carlos Mourão Maia

Acre
Prof. Weliton Luis
Enfermeira Meire
Prof. Camilo Silva
Gilmar Oliveira Gomes

Rio de Janeiro
Ozeas Rodrigues (Rep. da Comissão Nacional)
Manoel Barreto (Assessor Parlamentar)
Jornalista Stênio Andrade

Bahia
Raquel Coelho (Rep. Comissão Nacional)
Arnaldo Ferreira Araujo

São Paulo
Jose Nunes (Vice-Presidente da Comissão Nacional)
Jorcival Fernandes de Oliveira

Mato Grosso
Salim Abdalla (Rep. Comissão Estadual)
Valnei Jalman

Pará
Cardoso Silva
Vereador Mariozan Rodrigues Quinto
João Samuel Nunes

Maranhão
Augusto Cezar (Presidente da Comissão Federal)
Jorcival Silva